Pedagogia hospitalar - Educação de crianças e adolescentes em situação de internação hospitalar

Pedagogia hospitalar - Educação de crianças e adolescentes em situação de internação hospitalar
Educação

10/12/2020

Nestes últimos tempos, por causa da pandemia, temos visto muitas reportagens sobre os hospitais e os profissionais que aí trabalham, mas você sabia que não são só os profissionais da saúde que cuidam das crianças e adolescentes internados? Temos também um outro profissional muito importante e que quase não se ouve falar dele, é o Pedagogo Hospitalar. Isso mesmo! Temos um profissional da educação que é especialista para trabalhar no hospital.


O Pedagogo Hospitalar é o profissional responsável por fazer a ponte entre a criança e/ou o adolescente que estão internados por um longo período ou fazem um tratamento que não conseguem ir à escola, e a equipe pedagógica da escola que eles estudam. O cotidiano desse trabalho educativo é um pouco diferente do que estamos acostumados.


Ele é caracterizado por uma prática curricular flexível, metodologias ativas e diferenciadas de ensino, uso de materiais e recursos técnicos diferenciados e um redimensionamento do tempo e espaço escolar. Isto acontece principalmente porque nas salas hospitalares, é assim que chamamos esses espaços educativos, temos alunos de diferentes idades e ciclos e a frequência pode não ser diária como em uma escola comum. Essas classes hospitalares são parte integrante dos sistemas educacionais e considerados um tipo de educação especial.


Por meio desse trabalho educativo do Pedagogo nos hospitais, as crianças e/ou os adolescentes internados não perdem o vínculo com seus amigos, seus professores, com as pessoas que trabalham na sua escola e, principalmente com o mundo fora do hospital.  Trazendo para esses pacientes tranquilidade, conforto emocional e principalmente que eles estejam integrados quando puderem voltar a frequentar a escola.

 

E aí, você sabia que temos pedagogos que trabalham em hospital? Troque Ideias conosco!


Posts Relacionados

Inteligência emocional: de que forma a escola pode contribuir?

Inteligência emocional: de que forma a escola pode contribuir?

Durante muito tempo a escola acreditou que o papel dela era ensinar conteúdos ci...

→ Leia mais...
Avaliação Mediadora e Formativa

Avaliação Mediadora e Formativa

"É tempo de redefinir o papel do educador como o mediador que dinamiza as trocas...

→ Leia mais...
Regras e moralidade: o que isso tem a ver com a  Educação Escolar?

Regras e moralidade: o que isso tem a ver com a Educação Escolar?

Na contemporaneidade, reações às mudanças sociais rápidas s&atil

→ Leia mais...
Sandreilane Cano da Silva

Sandreilane Cano da Silva


Pós-doutora em Psicologia da Saúde pela Escola de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Moral do Instituto de Psicologia da USP. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Psicopedagogia Construtivista e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Já atuou como professora de Educação Infantil e consultora pedagógica em reportagens na área de Educação. Atualmente é professora no Ensino Superior, atua em cursos de formação de professores e atende como psicopedagoga.

→ Veja o Perfil Completo