Interações sociais e autonomia

Aprenda intervenções coerentes com o propósito de desenvolver a autonomia emocional, cognitiva, social e moral dos estudantes, compreendendo o papel das regras e usando linguagem não violenta, estabelecendo assim, relações de respeito mútuo na escola.

Descrição do Curso Interações sociais e autonomia

Aprenda a ser um professor mediador e saiba como desenvolver a autonomia emocional, cognitiva, social e moral dos estudantes!

Ao entender a escola como um ambiente em que ocorrem as trocas de experiências, inserção no mundo das regras e de interação social, consideramos que os conflitos são inerentes ao ser humano e, portanto, presentes no cotidiano escolar. Assim, uma educação que se propõe a desenvolver competências e habilidades sociais, emocionais e de comunicação, como evidencia a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018, p.10), busca instaurar práticas que favoreçam a democratização e a pacificação nas instituições escolares.

 

A mediação de conflitos, entre estudantes, professores e familiares é uma ferramenta imprescindível nesse processo.

 

"O desenvolvimento é um processo contínuo, o conhecimento moral e social da criança é construído por ela mesma, dentro de um meio social, interagindo com adultos e com seus pares, por meio das relações que ela estabelece com o meio e com os outros" (Coelho, 2022).

 

A perspectiva teórica assumida é sociocognitiva desenvolvimental elaborada por pesquisadores da escola americana de psicologia do desenvolvimento e educação moral bem como pelas pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre o desenvolvimento moral da criança e do adolescente; sobre os diferentes territórios que compõem o conhecimento social; sobre família e escola como contextos do desenvolvimento moral; sobre concepções educativas morais, desenvolvidas no contexto do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM/USP), coordenado pela Profa. Dra. Luciana Maria Caetano.

 

Objetivos centrais do curso:

  • Refletir sobre o papel das regras para o desenvolvimento da autonomia;
  • Saber estabelecer relações de respeito mútuo
  • Desenvolver estratégias de comunicação não violenta

 

Por 5x R$85,00 você terá acesso aos 6 módulos com aulas gravadas e material complementar para estudo e aprofundamento teórico. Incluso também uma aula síncrona para que possamos trocar ideias!

CERTIFICADO DE 10h

Entre em contato para mais informações: (11)982733553 ou contato@trocandoideias.org

Faça parte do nosso Grupo de WhatsApp para receber as novidades sobre este curso!


Idioma do conteúdo do curso

Português

Módulos e Lições do Curso

00:05:25
Abertura geral dos Curso online

Este vídeo é apenas uma amostra grátis de nosso conteúdo.
Informações Gerais
Referencial Bibliográfico
00:05:57
Apresentação do curso
Leitura complementar
00:26:52
Primeiras ideias
Leitura complementar
Leitura 2
00:31:06
Aula 3
00:19:52
Aula 4
Leitura complementar
00:25:07
Aula 5
Leitura complementar
00:12:43
Encerramento

Thaís Sindice Fazenda Coelho

Pedagoga, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Alfabetização pelo Instituto Vera Cruz (ISEVEC). Com 20 anos de experiência na Educação Básica, atualmente desenvolve programas de formação para professores, pesquisas e materiais didáticos como Sócia- fundadora do Trocando Ideias e como Assessora de Formação Profissional da Secretaria de Educação de São Caetano do Sul.

Outros Cursos com esta Formadora

Escola, formação e ética Socioemocional Ambiente sociomoral Mediação de conflitos Escola e Família Autonomia

Tire suas dúvidas sobre o curso Interações sociais e autonomia

Realize a sua Inscrição

R$ 425,00

PagarMe em até 5 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .